sexta-feira, 22 de junho de 2012

PROCESSO SELETIVO 2013.1


COMO FAÇO PARA ENTRAR NA CASA DO ESTUDANTE DO CEARÁ?

A Casa do Estudante do Ceará, localizada em Fortaleza, hoje, abriga mais de 100 moradores de diferentes cidades do Interior. Cerca de 20 estudantes saem da Casa por ano, e para reposição desses vencedores, realiza-se um Processo Seletivo, anualmente, com o intuito de selecionar mais estudantes carentes do Interior que sejam secundaristas (aqueles que estão cursando o Ensino Médio) ou pré-universitários (aqueles que concluíram o Ensino Médio, mas ainda não estão cursando Ensino Superior).


Em decorrência da importância da Instituição, a cada ano, o Processo Seletivo está mais criterioso, não quer dizer que a prova esteja mais difícil (nesse ponto a CEC até leva em conta o defasado sistema de educação pública do nosso País), porém, cada vez mais, aumentam-se os meios de análise da vida estudantil do candidato, tenta-se ter máximo de rigor na verificação de sua renda e procura-se escolher o candidato de maior facilidade de convivência coletiva.

Atualmente, o Processo Seletivo consiste em quatro etapas, as quais buscam analisar o conhecimento e o empenho aos estudos, a realidade socioeconômica e facilidade de viver em grupo do candidato.

A primeira etapa consiste em três provas objetiva, de nível fundamental, das disciplinas de ciências humanas, matemática e português, além de uma redação corrigida nos termos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pontuação obtida nas provas e na redação, juntamente com a média global do histórico escolar do candidato, serve para formar a nota da primeira fase, esta que não pode ser inferior a seis.

A segunda fase, realizada com os candidatos aprovados na primeira, consiste em uma entrevista com um psicólogo ou um assistente social e membros da Comissão de Seleção, da Diretoria e do Conselho Deliberativo da Casa do Estudante.

Na terceira fase, é feita a análise financeira do candidato, mediante análise documental ou visita à sua residência. Quando o candidato possui renda superior à estabelecida ou deixar de apresentar qualquer comprovante de renda da família, é reprovado no Processo.

Na quarta e última fase da seleção, os candidatos já residem no prédio, devendo cumprir todos os deveres de morador, respeitar as regras da Instituição e ter um comportamento exemplar dentro da Residência. Nesta fase, analisa-se a conduta do estudante, sendo que qualquer infração cometida pelo candidato poderá fazê-lo perder a vaga.

Em decorrência de o Processo Seletivo ocorrer na cidade Fortaleza, a Casa sempre dá um jeito de abrigar esses estudantes enquanto estes estiverem participando da Seleção, pois seria absurdo querer que um estudante carente viesse a Fortaleza fazer uma prova e fosse obrigado a pagar por vários dias de hospedagem.

As inscrições para o Processo Seletivo, normalmente, iniciam nos meses de setembro e outubro, e é preciso ter muito cuidado para não ficar sabendo delas somente depois que acabarem. Um dos meios para garantir que isso não ocorra é curtir nossa página no facebook (quando as inscrições começarem, vamos divulgar massivamente em nossa página), outro modo é fazendo a pré-inscrição em nosso blog, fazendo isso, você terá a certeza que entraremos em contato com você quando as inscrições iniciarem.