quinta-feira, 7 de junho de 2012

Casa do Estudante do Ceará


A Casa do Estudante é uma residência estudantil, localizada em Fortaleza, que abriga ESTUDANTES CARENTES vindos do INTERIOR DO CEARÁ ou de outros estados. Além disso, os estudantes devem estar cursando o Ensino Médio (secundaristas) ou ter completado o Ensino Médio, sem, no entanto, estar cursando o Ensino Superior (pré-universitário).
  
            O maior objetivo da residência é fornecer subsídios para que aquele estudante CARENTE que vem do Interior tenha condições de dedicar-se exclusivamente aos estudos e, com isso, ingressar na Universidade, é por isso que a moradia é totalmente gratuita, possui uma biblioteca com um razoável acervo, uma sala de estudo individual, uma sala de vídeo e um restaurante que há mais de dois anos ininterruptos (com exceção de um pequeno recesso no início deste ano) vem fornecendo GRATUITAMENTE café da manhã e almoço aos seus residentes.

A instituição Casa do Estudante do Ceará completará, em agosto, 78 anos e desde sua fundação tem o mesmo objetivo, trazer estudantes que não tinham muitas perspectivas nas pequenas cidades do Interior e fazer deles filósofos, militantes das causas sociais, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, juízes e promotores.

É recorrente o grande número de cequianos (nome dado aos moradores da CEC) que entra nos cursos mais difíceis das melhores universidades do Brasil, e o melhor é saber que esses estudantes não vieram de famílias abastadas e, muito menos, dos melhores colégios particulares. Eles vieram de famílias humildes e do precário sistema público de educação do nosso País. Nos últimos anos, podemos citar, como exemplo, os estudantes Rafael Bezerra, Romério Cosmo, Romário Cosmo, Erivaldo Rumão, Rogério Vieira, Carol Castro, Paulo Leão, Marcos Rayone e Tiago Almeida que, em decorrência da coragem de sair do conforto familiar do Interior e enfrentar os desafios da cidade grande e da DEDICAÇÃO MOS ESTUDOS, estão, hoje, cursando Medicina, um dos cursos mais difíceis do País.

            Não queremos aqui apresentar um rol de conquistas da Casa do Estudante, mas um mundo de possibilidades para os estudantes carentes do Interior continuarem os estudos,  os quais estão a ponto de ir trabalhar em um supermercado e deixar os estudos de lado. Quero somente dizer que VOCÊ É CAPAZ DE SER UM MÉDICO OU UM ENGENHEIRO, basta ter coragem de enfrentar as dificuldades advindas do sonho.           Se o sonho de trilhar um caminho diferente realmente te mover, faça o Processo Seletivo da Casa do Estudante. Você será muito bem recebido.