quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Iniciam-se hoje as inscrições para o Processo Seletivo 2012.1 para a seleção de novos moradores para a CEC

Iniciam-se hoje as inscrições para o Processo Seletivo 2012.1 para a seleção de novos moradores para a CEC. 
Aqui, o link do Edital com todos os detalhes do Processo Seletivo: CLIQUE AQUI! (download do Edital)


O melhor link é o foi disponibilizado acima, pois o Edital vem com sua formatação adequada. Abaixo, disponibilizo uma versão sem formatação correta, somente para ser usada como último recurso.




EDITAL DOC-CS 02/2011
A Comissão de Seleção da Casa do Estudante do Ceará, eleita em Assembleia Geral Ordinária ocorrida no dia 24 de novembro de 2011, com base no artigo 9º, inc. III, do Estatuto, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o Processo Seletivo 2012.1 para seleção de novos associados.
1 – DAS INSCRIÇÕES
1.1     As inscrições estarão abertas no período de 7 de dezembro de 2011 ao dia 5 de janeiro de 2012.
1.2     As inscrições poderão ser feitas pessoalmente, por procuração, ou, ainda, pelos Correios, via SEDEX, com data de postagem até o dia 5/01/2012, para o endereço: Casa do Estudante do Ceará, Rua Nogueira Acioli, 440, Aldeota, Fortaleza – Ceará, CEP.: 60.110-140, endereçada à Diretoria da CEC.
1.3     O valor da taxa de inscrição será de R$25,00 (vinte e cinco reais) a ser depositada no Banco Caixa Econômica Federal, na Agência 0668, operação n° 003, Conta Corrente nº 1101-8. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar o original do comprovante de depósito. Não haverá, em hipótese alguma, devolução da taxa.
1.4     Somente poderá se inscrever no Processo Seletivo o estudante que:
I.        Não resida na Região Metropolitana de Fortaleza;
II.      Não seja universitário;
III.    Não tenha concluído o ensino superior;
IV.    Enquadrar-se em um dos itens abaixo:
a)      Ser secundarista e:
i)        ter cursado até o 8º ano e estar cursando o 9º ano, no momento da inscrição, em instituição da rede pública;
ii)      ter cursado até o 8º ano e estar cursando o 9º ano, no momento da inscrição, em instituição da rede privada na condição de bolsista integral;
iii)    estar cursando, no momento da inscrição, o 9º ano em instituição da rede pública ou da rede privada na condição de bolsista integral e ter cursado o Ensino Fundamental II até o 8º ano  parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição da rede privada na condição de bolsista integral.
iv)    ter cursado todo o Ensino Fundamental II e estar cursando, no momento da inscrição, até o 2º ano doEnsino Médio em escolas da rede pública, em ambos os casos;
v)      ter cursado o Ensino Fundamental II e estar cursando, no momento da inscrição, até o 2º ano do Ensino Médio, em instituição da rede privada, na condição de bolsista integral em ambos os casos;
vi)    ter cursado parte do Ensino Fundamental II ou do Ensino Médio em instituição da rede pública e parte do Ensino Fundamental II ou do Ensino Médio em instituição da rede privada na condição de bolsista integral;
b)      Ser pré-universitário e:
i)        ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
ii)      ter cursado o Ensino Médio completo em instituição da rede privada na condição de bolsista integral;
iii)    ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição da rede privada na condição de bolsista integral.
§ 1º           Para fins deste Edital, entende-se por Ensino Fundamental II como sendo os anos finais, últimos quatro anos, do Ensino Fundamental, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 3/2005 - MEC.
§ 2º           Entende-se como candidato secundarista aquele que, no momento inscrição, estiver matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental II ou no 1º ou 2º ano do Ensino Médio.
§ 3º           Entende-se como candidato pré-universitário aquele que, no momento da inscrição, estiver matriculado no 3º ano do Ensino Médio ou que o tenha concluído.
1.5     No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o Questionário Sócio-econômico, que estará junto à Ficha de Inscrição (Anexo 1, no final deste Edital); a veracidade das informações prestadas pelo candidato poderão ser verificadas por membros da Comissão de Seleção, a qualquer momento, mediante visita (s) a sua residência e/ou mediante a realização de outras diligências.
1.6     Também no ato da inscrição, o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição (Anexo 1, no final deste Edital).
2           DOCUMENTOS EXIGIDOS
2.1     Serão exigidos no ato da inscrição:
a)         Cópia da carteira de identidade ou cópia de Certidão de Nascimento autenticada;
b)         Cópia do CPF;
c)         Ficha de inscrição do concurso preenchida, a ser disponibilizada no final deste Edital e no endereço eletrônico – casadoestudantece.blogspot.com;
d)         Comprovante recente de residência atual (conta de luz ou água), em nome do pai, mãe ou responsável;
e)         Duas fotos 3x4;
f)          Atestado de antecedentes criminais (folha corrida);
g)         Comprovante de depósito original da taxa de inscrição (Caixa econômica ou Casa lotérica);
h)         Cópia autenticada do histórico escolar;
i)           Declaração comprovando a condição de bolsista integral (em caso de candidato que esteja estudando ou que estudou em Instituição de ensino da rede privada);
j)           Cópia de comprovante(s) de renda, original ou autenticada, dos pais ou responsáveis; caso o membro da família seja autônomo (agricultor, pescador, etc.) procurar o Fórum, Sindicatos dos Trabalhadores, Cartório ou Secretaria de Ação Social do respectivo município, para que haja fornecimento desse comprovante;
k)         Comprovante de Declaração de Imposto de Renda ou Declaração de Isenção (pai e mãe, e/ou responsável). (modelo de Declaração de Isenção está disponível no final deste Edital (Anexo 2) ou no blog, a qual deverá ser assinada pelos responsáveis do candidato).
3           DAS VAGAS
3.1     O processo seletivo visa ao preenchimento de 25 vagas distribuídas:
I.            11 vagas para pré-universitários, sendo disponibilizadas 5 (cinco) vagas para homens e 6(seis) vagas para mulheres.
II.            14 vagas para secundaristas, sendo disponibilizadas 7 (sete) vagas para homens e 7 (sete) vagas para mulheres.
III.            Haverá a possibilidade de, de acordo com a conveniência a ser observada conjuntamente pela Comissão de Seleção, pelo Conselho Diretor e pelo Conselho Deliberativo, serem convocados, além do número de vagas disponibilizadas, outros candidatos, que serão chamados pela ordem de classificação, na ordem crescente, desde que o candidato atinja a Média Final (MF) estabelecida no numero 4.3, alínea C, ficando instituída, assim, a Lista de Espera, que será válida até o dia 30 (trinta) de junho de 2012.
4           DA AVALIAÇÃO DO CANDIDATO
4.1     A avaliação do candidato consistirá de 4 etapas:
           I.            Prova escrita, redação e análise das notas do histórico escolar;
         II.            Entrevista com profissional de psicologia e Comissão de Seleção;
       III.            Análise documental da renda declarada pelo candidato;
       IV.            Período probatório com duração de seis meses;
4.2     a primeira etapa constará de:
a)      Prova com 40 questões, das quais 14 serão da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias; 13, da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 13 da área de Matemática e suas Tecnologias; e prova de redação (com, no mínimo, 8 (oito) e, no máximo, 30 (trinta) linhas), na modalidade dissertativo-argumentativa;
i)        As quarenta questões da prova serão de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D e E), somente uma das quais é verdadeira, num total de 40 pontos brutos;
ii)      A prova de redação, que será corrigida de acordo os critérios do Exame Nacional do Ensino Médio, valerá 10 (dez) pontos;
iii)    A resposta de cada questão será marcada em Folha–Resposta fornecida no dia do teste. O candidato deverá preencher com um “X” a quadrícula correspondente à questão com caneta de tinta preta ou azul;
iv)    As provas serão aplicadas no dia 18 de janeiro de 2012 das 8h às 12h, em local a ser determinado pela Comissão, devendo o candidato estar na Casa do Estudante uma hora antes do início da prova;
v)      Iniciado o teste, o primeiro candidato só poderá sair após a decorrência de 1 (uma) hora do início da prova; não será permitido o ingresso de candidatos nos locais de aplicação após esse tempo .
b)      Análise da média aritmética das notas do histórico escolar;
i)        A média aritmética será obtida considerando-se as notas do último ano cursado pelo candidato.
c)      O desempenho desta fase será obtido da seguinte forma:
i)        A nota da prova será obtida a partir da soma do número de questões acertadas com a nota da redação, sendo o resultado dessa soma dividido por 5.
ii)      A média global do histórico será obtida pela soma das notas de cada disciplina do último ano cursado completamente pelo candidato, sendo essa soma dividida pelo número de disciplinas.
iii)    A nota total da 1ª fase será obtida a partir da soma do dobro da nota da prova (mencionada no item “i” acima) com a média global do histórico (mencionada no item “ii” acima), ficando a fórmula assim:
P=nota da prova
H=média global do histórico
T1=nota total da primeira fase
d)      Só participarão da segunda etapa aqueles candidatos que atingirem média igual ou maior que 6 (seis), ficando aptos para participar da segunda etapa o número de candidatos igual a 3/2 das vagas ofertadas.
4.3     A segunda etapa - que ocorrerá no dia 19 de janeiro de 2012, das 8h00màs11 e das 13h00m até a hora necessária - constará de entrevista com os 5 (cinco) membros da Comissão de Seleção, 1 (um) membro do Conselho Diretor, 1  (um) membro do Conselho Deliberativoe profissional de psicologia.
a)      Serão feitas perguntas sobre temas diversos, as quais serão elaboradas pela Comissão de Seleção e pelo profissional de psicologia, os quais atribuirão, individualmente, notas a partir0 (zero) até 10 (dez) pontos a cada candidato, que será entrevistado individualmente.
b)      O desempenho desta fase será obtido da seguinte maneira:
i)        Das notas dadas por cada membro da Comissão, do Conselho Diretor e do Conselho Deliberativoserão excluídas a menor e a maior, restando as notas intermediárias, das quais será feita a média aritmética, que será somada com a nota do profissional de psicologia e, por sua vez, divida por 2 (dois), ficando a fórmula  assim:
C=Média da global das notas intermediárias da comissão
P=Nota do profissional de psicologia
T2=Nota total da entrevista
c)      Somente passarão à terceira etapa aqueles candidatos que atingirem média final (MF) igual ou maior que 6 (seis), que será obtida a partir da média entre o dobro da nota final da primeira fase (T1) somada à nota total da entrevista (T2), sendo essa média dividida por 3 (três), ficando a fórmula assim:
4.4     A terceira etapa, que terá caráter eliminatório, consistirá na comprovação documental da renda declarada pelo candidato no ato da inscrição, de modo que, se o candidato não comprovar sua renda ou tiver sua renda familiar, per capita, superior a R$ 350,00, será reprovado.
4.5     A quarta etapa, que tem caráter eliminatório, constará do período probatório de seis meses, durante o qual a conduta de cada candidato será observada pela Comissão de Seleção ou pelos Conselhos Diretor e Deliberativo, de maneira que, se o candidato não observar as normas estatutárias, regimentais, decisões de Assembleia ou dos Conselhos Deliberativo e/ou Diretor, será reprovado.
§ 1º Os candidatos que, na média global do histórico, obtiverem média inferior a 6 (seis) terão sua média automaticamente igualada a 6 (seis); e aqueles que obtiverem, também na média global do histórico, média maior que 6 (seis) e menor que 7 (sete) terão sua média automaticamente igualada a 7 (sete);
§ 2º - Havendo empate, em qualquer das etapas, entre secundaristas ou entre pré-universitários, os critérios de desempate serão, na ordem indicada:
a)      Aluno proveniente de escola pública;
b)      Menor renda familiar;
c)      Melhor histórico escolar; e
d)      Maior idade
5           DO RESULTADO
5.1     O resultado do Processo Seletivo será divulgado no flanelógrafo da Casa do Estudante do Ceará e no blog que pode ser acessado no seguinte endereço: www.casadoestudantece.blogspot.com, a partir do dia 22 de janeiro de 2012.
6           DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1     A apresentação de documentação falsa ou a comprovação de fraude em qualquer etapa do Processo Seletivo implicará a perda da vaga, além da possibilidade de responder penalmente por qualquer ato ilegal.
6.2     O desrespeito a qualquer membro da Comissão de Seleção poderá resultar na exclusão do candidato.
6.3     O candidato declara estar ciente de que sua inscrição no Processo Seletivo implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital DOC-CS 02/2011, de 10/12/2011, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento ou inconformação.
6.4     Será informado o local de provas a partir do dia 15/01/2012.
7           DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
7.1     O conteúdo programático constará dos seguintes conteúdos:
a)      LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS:
Interpretação textual, fonologia, ortografia, figuras de linguagem, termos integrantes da oração (sujeito e predicado), acentuação gráfica, funções do “que” e do “se” e orações coordenadas e subordinadas.
b)      MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: Regra de três, conjuntos, equações do 1º e do 2º graus, potenciação e radiciação, função do 1º e 2º graus, relações métricas num triângulo retângulo, geometria plana, lógica, porcentagem e números naturais e inteiros.
c)      CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS: Período Colonial, Período Regencial, Geografia do Brasil (Aspectos físicos e humanos), atualidades do Brasil e do mundo.
Comissão de Seleção
___________________________
Francisco Rômulo Santos Rodrigues - Tel.: (85) 8668-3550 – (88) 9443-8619
___________________________
Romina Joice Alves de Araújo - Tel.: (85) 9986-7911
___________________________
Moizéis Lima da Silva - Tel.: (85) 8504-6373 – (85) 9739-3526
___________________________
Isaías Diógenes Granja - Tel.: (88) 9959-8067
___________________________
Evaristo Feitoza de França - Tel.: (85) 8742-2163 – (85) 8121-0606
Fortaleza, 7 de dezembro de 2011.

ANEXO 1
FICHA DE INSCRIÇÃO
1.       DADOS PESSOAIS:
        I.            Nome: _________________________________________________________________
      II.            Nascimento: ____/____/____          Naturalidade: ____________________
    III.            Estado Civil: _____________________Identidade: ______________________ CPF: _________________
    IV.            Condição estudantil do candidato: (  ) Secundarista (  ) Pré-universitário 
      V.            Endereço Residencial:
    VI.            Rua: _____________________________________________________________________ N.°_______
  VII.            Bairro_______________________________________ Cidade: __________________________________
VIII.            Estado: ________________________ CEP.: __________________ Fone1: ____________________Fone2: ____________________ E-mail (em letra de forma):____________________________________________
    IX.            Filiação:
      X.            Pai:_____________________________________________________________________
    XI.            Mãe: _____________________________________________________________________

2.       DADOS SÓCIO-ECONÔMICOS:
a)      Composição Familiar:
        I.            Os pais vivem em:(   ) União Conjugal        (   ) Separados        (   ) Divorciados
      II.            Irmãos menores de idade, N.°_____
    III.            Irmãos maiores de idade, N.°_____
    IV.            Irmãos maiores dependentes dos pais, N.°_____
      V.            Irmãos estudantes dependentes dos pais, N.°_____
    VI.            Na família existem pessoas agregadas? Sim (   )    Não (   )     Quantas? ______
  VII.            Qual o grau de parentesco? ____________________________________
VIII.            Total de pessoas que compõem a família? _________________________

b)      Atividades Profissionais da Família:
        I.            Profissão do Pai: _________________________________________________
      II.            Local de Trabalho: ________________________________________________
    III.            Renda Mensal: __________________________
    IV.            CPF: ____________________ RG: ________________________ Título de eleitor: ________________

      V.            Profissão da Mãe: _________________________________________________
    VI.            Local de Trabalho: ________________________________________________
  VII.            Renda Mensal: __________________________
VIII.            CPF: ____________________ RG: ________________________ Título de eleitor: ________________

    IX.            Atividades profissionais exercidas pelos filhos (irmãos do candidato):
      X.            Nome completo do filho 1:  _______________________________________________________
    XI.            Renda mensal: ____________ CPF: _______________ RG: __________________ Título de eleitor: ______________

  XII.            Nome completo do filho 2:  _______________________________________________________
XIII.            Renda mensal: ____________ CPF: _______________ RG: __________________ Título de eleitor: ______________

XIV.            Nome completo do filho 3:  _______________________________________________________
  XV.            Renda mensal: ____________ CPF: _______________ RG: __________________ Título de eleitor: ______________

XVI.            Nome completo do filho 4:  _______________________________________________________
XVII.            Renda mensal: ____________ CPF: _______________ RG: __________________ Título de eleitor: ______________

XVIII.            Renda mensal dos filhos: _____________________
XIX.            Contribuição dos filhos para a Renda Familiar: ____________________________________

  XX.            Atividades profissionais exercidas pelos agregados (cunhados, avós, tios que residam com a família):
XXI.            Nome completo do agregado 1:  _______________________________________________________
XXII.            Renda mensal: ____________ CPF: _______________ RG: __________________ Título de eleitor: ______________ Parentesco: _________________________

XXIII.            Nome completo do agregado 2:  _______________________________________________________
XXIV.            Renda mensal: ____________ CPF: _______________ RG: __________________ Título de eleitor: ______________ Parentesco: _________________________

XXV.            Os agregados exercem atividades profissionais? Sim (   ) Não (   )
XXVI.            Contribuição financeira dos agregados para a renda familiar: _________________________
XXVII.            Total da Renda Familiar utilizada na manutenção dos membros que a compõem?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
OBS.: Se o candidato possuir mais irmãos ou agregados, imprimir e preencher o Anexo 3 deste Edital.
c)       Situação de Moradia:
        I.            Característica do imóvel residencial: (   ) Próprio    (   ) Alugado   (   ) Cedido   (   ) Outros
      II.            Números de dependências: ___Salas, ___Quartos, ___Banheiros, ___Cozinhas, ___Garagens ___Salas de
Leitura, ___Salas de Som, ___Áreas Livres.
    III.            Quantos são os objetos eletrodomésticos existentes: (  ) Geladeira, (  ) Fogões a gás, ( ) Liquidificadores,       (  ) Ferros de passar, (  ) Freezers, (  ) Máquina de lavar roupa, (  ) Máquina de lavar louça, (  ) Forno de Microondas, ( ) Som simples, (  ) Som completo (  ) Computador.
    IV.            Meio de transporte utilizado pela família: (   ) Transporte coletivo (   ) Transporte particular
      V.            Em caso de transporte particular, indique o tipo: (  )Automóvel    (  )Motocicleta    (  )Bicicleta    (  )Outros

d)      Situação Particular do Solicitante
        I.            Reside com os pais? (   ) Sim (   ) Não
      II.            Em caso negativo, reside com quem? _____________________________
    III.            Assume despesas com: (  ) Moradia (  ) Manutenção pessoal (  ) Estudos (  ) Outras despesas, quais?
______________________________________________________________________________________
    IV.            Exerce atividade profissional remunerada? (  ) Sim (  ) Não. Qual? ______________________________
      V.            Renda Mensal? _______________
    VI.            Em caso negativo, depende financeiramente de quem? ___________________________________________

3.       DADOS ACADÊMICOS
        I.            Em qual destas categorias você se encaixa:
(  ) Cursou toda a vida escolar em instituição pública.
(  ) Cursou parte da vida escolar em instituição da rede pública e parte em instituição da rede privada na condição de bolsista integral.
(  ) Cursou toda a vida escolar em  instituição da rede privadana condição de bolsista integral.
      II.            Escola onde cursou o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio: ___________________________________________________
    III.            Endereço da escola: Rua: ________________________________________________________ N.° _____
Bairro: ____________________________________ Cidade: ____________________ Fone: _____________
    IV.            Frequentou cursinho? Sim (   )     (  )Não.  Qual? _______________________________________________
      V.            Quantas vezes se submeteu a exames vestibulares? _____________
    VI.            Em que universidades prestou esses exames? (   ) Privada  (   ) Públicas  (   ) Estadual  (   )  Federal
  VII.            Ano de ingresso no curso superior: ________ Instituição: ______________________________________
VIII.            Concluiu algum curso superior? (   ) Sim (   ) Não Qual? _____________________________Ano de conclusão: ________ Instituição: _____________________________________________________

4.       INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
        I.            Já residiu em moradia coletiva extra familiar? Sim (   )   Não (   )   Qual? ____________________________
Conhece a estrutura e funcionamento da Casa do Estudante do Ceará – CEC? (   )Sim (   ) Não
      II.            Em caso de obter uma vaga na CEC, compromete-se a cumprir suas normas internas?  (  ) Sim (  ) Não
    III.            Dispõem-se a cumprir as normas do Estatuto, do Regimento Interno, das Assembleias e das demais regulamentações dos órgãos da CEC , para o bom funcionamento administrativo, acadêmico, moral, social, ético da CEC? (   ) Sim (   ) Não.
    IV.            Justifique detalhadamente seu pedido para uma vaga na Casa do Estudante do Ceará.
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________

      V.            Indique o nome, endereço e telefone de três pessoas, para prestarem informações sobre você;
      a) _________________________________________________________________________________

      b) _________________________________________________________________________________

      c) _________________________________________________________________________________

5.       OBSERVAÇÕES FINAIS
        I.            Declaro que estou ciente que a apresentação de documentação ou informações falsas ou a comprovação de fraude em qualquer etapa do Processo Seletivo implicará a perda da vaga e/ou a exclusão do Processo Seletivo, além da possibilidade de ficar passível de responder às penas das leis civis, administrativas e criminais previstas na legislação aplicável, por qualquer ato ilegal.
      II.            Preenchimento da Ficha de Inscrição,__________________________ (cidade) - _____________ (Estado), ______ (dia) de __________________ (mês) de ________ (ano).



___________________________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO

___________________________________________
ASSINATURA DO RESPONSÁVEL (para candidato menor de idade)




ANEXO 2
DECLARAÇÃO DE ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA
(do candidato maior de idade e de seus pais ou responsáveis – uma declaração por pessoa)

Eu, _________________________________________, brasileiro, maior, portador da cédula de identidade RG. n°. ______________ SSP/CE e do CPF. nº. ___________________, residente e domiciliado na Rua ___________________________________, n°. ___, Bairro______________, município de _______________, Estado __________, DECLARO, sob as penas das leis civis, administrativas e criminais previstas na legislação aplicável, que sou Isento de Declaração Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), conforme regulamento da Receita Federal do Brasil. Pois, no ano anterior, não obtive rendimentos provindos de trabalho assalariado, proventos de aposentadorias, pensões, aluguéis ou atividade rural suficientes para declarar IRPF neste ano, e não me enquadro nos demais casos que obrigam a entrega da Declaração Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física.

E por ser expressão da verdade e para que surta os efeitos legais, firmo a presente.

____________, _____ de ______________ de 201__.

_______________________________
DECLARANTE